08 de Março - A cumplicidade nos fortalece!

Entendo "sororidade" como a união entre mulheres em busca de uma causa em comum!

Trançando os cabelos, nossas avós nos ensinavam sobre o conceito de "sororidade" à maneira dos antigos:  abordavam a importância da fraternidade e  cumplicidade entre as mulheres da família, como meio de  sustentação e fortalecimento (individual e coletivo), essencial para  prosperarmos em nossos objetivos.

O aprendizado de berço, proveniente da sabedoria de nossas ancestrais, era para que nos tratássemos com  respeito, sem pré-julgamentos, sem rótulos ou apelidos, sem depreciação, sarcasmo ou expressões de inferioridade.

E minha avó Benedita estava certa! Nos desenvolvemos cada qual com características próprias, em suas personalidades totalmente diferentes, seguindo caminhos opostos, sem nos enfraquecer nos desafios e nos sentir derrotadas... Quem absorveu as "lições das tranças" fluiu positivamente!
Hoje, somos filhas, mães, avós, e conhecemos bem o valor deste ensinamento... Ser  mulher é  ter fraternidade  com as mulheres! Manter o foco no conhecimento e na auto-aceitação, dimensionar o aprendizado, disseminar a lição, olhar-se aceitando-se e olhar à semelhante com admiração!
Neste 08 de Março, minha homenagem à minha avó Benedita dos Santos!
Vista-se de si mesma, use sua coroa, seu turbante, e comemore suas origens!
O Universo conta conosco para a transformação do planeta, e a "sororidade" se faz urgente entre nós!
(imagens:internet)
Compartilho com você o vídeo da jornalista Maíra de Azevedo, do canal "Tia Ma", sobre o termo sororidade, que vale a pena conferir e propagar! (vídeo abaixo)





Mensagens populares deste blogue

Criança é Cuidar, Carinho e Coração!

Princesa Afro e Principe Afro em Festa de Aniversário!

Maternalizar as relações sociais para evoluir, para prosperar!