Vinte e cinco de julho é dia de Tereza!

Marco Internacional da luta e resistência da mulher negra, o 1º Encontro de Mulheres Afro latino- americanas e Afro-caribenhas ocorreu em 25 de julho de 1992, em Santo Domingos, na República Dominicana, oficializando o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha,como forma de dar visibilidade e reconhecimento à luta e à presença das mulheres negras no continente.
No Brasil a data é nacional, instituída por uma lei de 2014, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.
E quem foi Tereza de Benguela?
Tereza de Benguela foi uma importante líder quilombola que viveu no século 18. Era casada com José Piolho, que chefiava o Quilombo do Piolho ou Qualiterê, no Mato Grosso. Com a morte do marido, Tereza assumiu a liderança da comunidade, bem como a estrutura política, econômica e administrativa, estabelecendo um sistema de defesa inimaginável para a época, o desenvolvimento da agricultura de algodão e, com a utilização de teares, a confecção de tecidos, que eram comercializados na vila Bela de Santíssima Trindade.
Como escolher a imagem em homenagem ao Dia de Tereza e da  Mulher Negra, se em cada uma de nós há sementes de quilombolas germinando, senso de liderança e administração fervilhando, conceitos de economia em ebulição e idéias inovadoras de sistema de defesa...como escolher?
Há fagulhas de Tereza de Benguela nas veias de cada Mulher Negra! Nas nossas bebês, nossas meninas e jovens, nas mães e avós,  trabalhadoras e empresárias, consulesas e primeiras-dama.
Congratulamos o dia de hoje rogando ao Universo a intuição precisa para sermos vitoriosas em  todas as nossas funções, garantindo às nossas descendentes a igualdade e a ascenção que dignifique Terezas de toda a América.
Celma Felipe

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Princesa Afro e Principe Afro em Festa de Aniversário!

Maternalizar as relações sociais para evoluir, para prosperar!